sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Relevância no Twitter




Há quase três meses vivendo no Chile, passo boa parte do meu tempo em frente ao meu fiel companheiro notebook. Assim como o mestrado que estou realizando - em Comunicação e Jornalismo Digital pela Universidad Mayor de Chile - minha vida chilena se tornou muito mais digitalizada do que no Brasil. Seja para usar ferramentas para matar as saudades de minha terra verde e amarela ou para estudar, nunca twitteei tanto ou imaginei que aprenderia tão rápido a aprender sobre Facebook. Meu TweetDeck, instalado para fins de trabalho, hoje não para de "cantar". Tudo vira post. Atividades cotidianas, dilemas pessoais, dúvidas profissionais, opinião política... É uma mistura de conteúdo impressionante! Mas, até que ponto isso é saudável para o que chamamos de informação e notícia?

É preciso saber diferenciar o conhecimento gerado pela informação para qualificá-la como uma notícia relevante, uma vez que somos bombardeados com tweets diariamente. Seria a banalização da informação? Todos querem ser um pouco jornalistas ou o Twitter está se transformando em um meio para que as pessoas tentem a todo custo aparecerem um pouquinho?

O fato é que hoje a notícia e o conhecimento se perdem em meio a uma chuva de postagens, opiniões e comentários desnecessários. Por exemplo, um caso nos Estados Unidos de uma soldada que postou comentários e fotos em seu Twitter a respeito de um atentado que estava presenciando. E não eram comentários inocentes, eram irônicos e de mau gosto. Políticos escrevem coisas sem sentido, piadas de mau gosto sobre a situação do país... Temos que utilizar as ferramentas multimídias como aliadas, não como mais uma forma de divulgarmos palavras desnecessárias por aí... Sei que todos são livres para ir e vir, escrever e pensar o que quiserem, mas em se tratando de meios considerados revolucionários para a comunicação, precisamos trabalhar muito para mantermos essa reputação.

Nós, usuários e principalmente nós, jornalistas, que sabemos sobre o impacto que uma informação relevante pode causar na vida das pessoas devemos ser os primeiros a lutar por essa reputação. Não falo somente do Twitter no meio profissional, mas saber usá-lo para o entretenimento também. Afinal, nem todos aqueles que te seguem pensam como você. E as palavras, sim, têm poder, podem mover montanhas, ferir corações, crenças e provocar reações que nem imaginamos.

Assim como as eleições no Irã e nos Estados Unidos foram massivamente afetadas pelo "canto do passarinho azul" . Temas relevantes. Começar a usar uma plataforma que tem o poder de mudar o rumo das eleições presidenciais norte americanas para escrever inutilidades é destruir toda essa história. Entretenimento no Twitter, com moderação, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário