terça-feira, 20 de julho de 2010

Iniciativa voluntária promove Tecnologia da Informação no Brasil

A educação digital no Brasil já é uma realidade que vem sendo fortemente implementada há mais de 10 anos. Tanto iniciativas governamentais quanto privadas buscam aliar o ensino convencional com o aporte de novas tecnologias, além de ações voluntárias também ajudarem com a informatização.

Foi assim que brasileira Marta Voelcker criou a Fundação Pensamento Digital, responsável pela promoção de projetos educacionais por meio das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O projeto tem como objetivo informatizar comunidades menos favorecidas, recuperando computadores que são doados, criando uma forte aliança na realidade educacional: a tecnologia como experimento do que é ensinado em sala de aula. Os alunos, grupo composto por jovens entre 12 e 17 anos, podem buscar aprofundamento nos conteúdos que mais lhes interessa, além de ver imagens, vídeos e compartilhar informações com o mundo, respeitando ritmos e gostos. As atividades variam de acordo com a idade, podendo ter fins educativos ou profissionalizantes.

Hoje, a Fundação é referência no que se refere a captura de dados e realização de investigação na área. Esse foi um projeto social e voluntário que viu na tecnologia da informação uma nova maneira de não somente ajudar as comunidades carentes, mas também inserir essa realidade do Brasil em panomaras mundiais.

Apesar do Brasil ser um dos países que mais apresenta crescimento a nível de crescimento tecnológico na área da educação, ainda falta muito. A cultura da informação aliada a um mundo informatizado ainda está começando, há muito que melhor no sentido da qualidade e maneira com que esse é implantada nessa cultura digital.

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